O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou que o donativo do Banque BCP Millennium France ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas é uma «nota de solidariedade muito importante para a população que vive nos territórios afetados pelos incêndios».
A entidade francesa realizou uma campanha de angariação de fundos que recolheu mais de 60 mil euros que agora vão ser canalizados para ações de reflorestação nas Matas Nacionais afetadas pelos incêndios.
Para assinalar a entrega do donativo, foi plantada simbolicamente uma árvore do Parque do Palácio Nacional da Pena numa cerimónia presidida por Luís Capoulas Santos e contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas e pelo presidente do Banque BCP, Jean-Philippe Diehl.
Projeto de reflorestação
O projeto permitirá não só reflorestar uma área significativa de Mata Nacional, num total de 33,2 hectares onde não se espera que surja regeneração natural de pinheiro-bravo, mas também preparar a reflorestação de mais 73,3 hectares que, posteriormente, serão plantados no âmbito de iniciativas de voluntariado e mecenato.
Esta ação que, no seu conjunto, envolve uma área significativa de mais de 100 hectares, terá um grande impacto na recuperação ecológica e paisagística das Matas Nacionais, reunindo no mesmo objetivo os cidadãos portugueses na diáspora, em França, mas também muitos daqueles que se voluntariaram para trabalhar com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas na recuperação da floresta.
O Secretário de Estado destacou a determinação do Governo em «encontrar novas formas e gestão para a floresta» e sublinhou «a importância da inovação que os grupos operacionais podem acrescentar a este processo».
O presidente do Banque BCP, Jean-Philippe Diehl referiu que este donativo resulta da ligação que o banco tem a Portugal, estabelecida através dos seus clientes portugueses.