Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-10 às 15h55

Dispositivo dos bombeiros reforçado com mais 820 operacionais

Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes
«O dispositivo dos bombeiros que integra a Fase Delta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2017 foi reforçado com mais 820 operacionais, o que corresponde a um total de 2763 operacionais dos Corpos de Bombeiros», refere o gabinete do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, em comunicado.

Num conjunto de notas de esclarecimento sobre o acautelamento dos meios de vigilância, deteção e combate necessários, o comunicado realça também que o dispositivo total nesta fase conta com cerca de 6400 elementos e que «os Grupos de Reforço distritais foram reforçados e são ativados face às necessidades operacionais».

Em matéria de vigilância e rescaldo fora constituídos Pelotões de Militares, que estão a ser acionados sempre que necessários, e foi reativada a Rede Primária de Postos de Vigia da GNR composta por 72 postos e que estará em funcionamento de 11 a 31 de outubro.

A vigilância móvel é composta neste momento por 2720 operacionais, acrescenta a nota.

O comunicado refere ainda que a Administração Interna «determinou o alargamento dos contratos de meios aéreos até ao final do mês de outubro». «Assim, estão disponíveis dois aviões pesados, dois aviões médios e oito helicópteros médios. A este dispositivo, juntam-se os meios próprios do Estado, frota composta por três helicópteros ligeiros e três pesados.»