Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-04 às 14h53

Dispositivo de combate a incêndios está no nível máximo da sua capacidade

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidindo à reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil Carnaxide, 4 setembro 2019 (Foto: Rodrigo Antunes/LUSA)
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que o dispositivo especial de combate a incêndios florestais «está preparado com os meios máximos» e que a fiscalização e o patrulhamento serão reforçados nos próximos dias, para fazer face às elevadas temperaturas.

Eduardo Cabrita falava na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide, onde referiu também que o patrulhamento da GNR será realizado de «modo mais efetivo nas zonas de maior risco» em conjunto com a Força Aérea, num total de 85 patrulhas e 170 efetivos.

«Tudo está preparado», disse o Ministro, apelando à população para cumprir as recomendações da Proteção Civil - não fazer queimas, queimadas, trabalhos agrícolas com material gerador de risco ou ignições - relembrando que tais ações configuram um «crime de desobediência». Empresas como a REN e a EDP também deverão suspender os seus trabalhos de manutenção em zonas rurais, para evitar incêndios.

Eduardo Cabrita destacou também, numa declaração à comunicação social, a capacidade de resposta demonstrada pelo dispositivo aos cerca de 8000 incêndios já registados este ano, o que fez baixar a área ardida relativamente ao ano anterior.

Quanto à campanha de sensibilização e prevenção junto das populações rurais, o Ministro afirmou que, até às 10:00, já tinham sido recebidos mais de quatro milhões de SMS nos distritos em alerta vermelho e contabilizados 600 pedidos de esclarecimento.