Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-27 às 16h01

Desemprego caiu para metade nos últimos quatro anos

Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita
O Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, afirmou que os objetivos do Governo para a evolução do mercado de trabalho foram cumpridos e destacou o facto da taxa de desemprego ter caído para metade nos últimos quatro anos.

Miguel Cabrita falava à agência de noticias Lusa sobre os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística, que referem que a taxa de desemprego em julho (definitiva) e agosto (provisória) situaram-se, respetivamente, entre 6,4% e 6,2%.

«Os números do desemprego são positivos e vêm, aliás, na linha do que tem sido a evolução do mercado de trabalho ao longo dos últimos anos», disse o Secretário de Estado, acrescentando que o aumento do emprego e a diminuição do desemprego registam «volumes correspondentes».

Para Miguel Cabrita, «o que se verifica é que a evolução do desemprego ao longo destes quatro anos permitiu reduzir para sensivelmente metade a taxa de desemprego com a qual que vamos fechar a legislatura» uma vez que em outubro, novembro e dezembro de 2015 estávamos «com valores claramente acima dos 12%». 

O Secretário de Estado destacou ainda a evolução da taxa de desemprego jovem que, nos últimos quatro anos, desceu de níveis superiores a 30% para taxas «claramente abaixo dos 20%». 

«Os objetivos foram cumpridos» embora haja «desafios para enfrentar», frisou.

O Secretário de Estado explicou também que a evolução do mercado de trabalho está alinhada com os vários indicadores que influenciam o emprego tal como o crescimento económico e cujos dados foram recentemente revistos em alta.

Estes resultados devem-se, conforme refere, à «política de devolução de rendimentos, ao aumento dos salários e, em particular, do salário mínimo nacional, mas também a uma dimensão de confiança de todos os agentes económicos, seja dos trabalhadores, das famílias, seja das empresas».