Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-07 às 12h26

Descarbonização da economia abrange o setor das águas

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

«Este é o tempo de agir.  Portugal está fortemente comprometido na descarbonização da economia», transição esta que «se impõe também ao setor das águas», afirmou o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na 12.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa.

O Ministro lembrou que «as entidades gestoras têm de descarbonizar os seus modelos de negócio, adotando medidas que promovam a eficiência energética, potenciem o aproveitamento renovável e incrementem a produção de renováveis nas suas instalações».

«Mas os investimentos devem também ser orientados para conferir maior resiliência aos sistemas», em particular no que respeita aos recursos hídricos e à qualidade da água, alertou Matos Fernandes.

O Ministro disse ainda que «o setor urbano dos serviços de água deve promover o recurso a fontes alternativas de abastecimento, a gestão dos caudais pluviais e o aumento do armazenamento das barragens».

Estratégias para maximizar a eficiência dos recursos

«Para enquadrar estes desafios em torno da eficiência dos recursos, o Ministério do Ambiente tem em curso quatro estratégias», afirmou Matos Fernandes, referindo a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, o Plano de Ação para a Economia Circular, o Roteiro de Neutralidade Carbónica 2050 e a revisão da Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais.

A Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 «apoia iniciativas que promovam a alteração de comportamentos por parte dos utilizadores de água», enquanto o Plano de Ação para a Economia Circular «incentiva a eficiência hídrica», disse o Ministro.

Matos Fernandes referiu ainda o Roteiro de Neutralidade Carbónica 2050 e a revisão da Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais, que «otimiza infraestruturas públicas para resolução de problemas locais ambientais».