Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-20 às 15h00

Dentistas em todos os agrupamentos de centros de saúde em 2019

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo
«O Governo está a trabalhar ativamente no sentido de dotar todos os 55 agrupamentos de centros de saúde com um médico dentista», afirmou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, em Pombal, à margem da sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde Oral que se assinada a 20 de março.

O Secretário de Estado acrescentou: «Em 2018, serão colocados mais de metade dos dentistas que faltam, e os restantes no primeiro semestre de 2019, de forma a todos os agrupamentos de centros de saúde terem acesso a médico dentista, e assim haver equidade para os portugueses em todo o território».

«É um desígnio e uma enorme força de vontade que o Governo tem, trabalhando com a Ordem dos Médicos Dentistas, com os municípios e com a Direção-Geral de Saúde tenho confiança que o vamos conseguir atingir», referiu ainda Fernando Araújo.

Segundo dados oficiais, atualmente existem 24 agrupamentos de saúde possuem consultas desta especialidade médica. Iniciado em 2006, o projeto de saúde oral nos cuidados de saúde primários já possibilitou consultas de medicina dentária a mais de 39 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tendo sido realizados cerca de 57 mil tratamentos.