Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-28 às 12h24

Defesa Nacional está a estudar estratégias de recrutamento e retenção de militares

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, durante uma conferência sobre recrutamento militar na Assembleia da República, Lisboa, 28 março 2018 (Foto: Miguel A. Lopes/Lusa)
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, afirmou que a atração de jovens para as Forças Armadas passa por dar garantias de «acesso ao mercado de trabalho no final dos contratos».
 
Na Assembleia da República, durante uma conferência sobre recrutamento militar, o Ministro referiu ainda a aposta numa estratégia para o recrutamento feminino, acrescentando que estão a ser efetuados estudos pela Direção-Geral de Recursos de Defesa que indicarão que medidas devem ser adotadas.
 
«É também deste autoquestionamento que há-de resultar, seja uma maior eficácia das estratégias a adotar com vista ao recrutamento e à retenção dos nossos jovens, seja uma maior justeza das garantias a dar de acesso ao mercado de trabalho no final dos contratos, seja até uma estratégia mais consolidada para o recrutamento no feminino», realçou.
 
A Direção-Geral de Recursos de Defesa está a estudar a perceção que os jovens têm relativamente às Forças Armadas e também a que os militares têm sobre a própria profissão, com o objetivo de conceber e aplicar medidas concretas que potenciem o recrutamento e a retenção de militares.
 
Azeredo Lopes sublinhou que o problema demográfico e de envelhecimento da população são algumas das dificuldades no recrutamento e retenção, acrescentando também a tradição de alimentação da estrutura militar a partir das bases, «por oposição, por exemplo, ao paradigma industrial, onde à contratação de jovens que iniciam a sua carreira se associa a contratação de especialistas experientes».
 
«Aquele que alguns alegam ser o desfasamento entre as expectativas e anseios das gerações mais jovens - que são as gerações das redes sociais, da dita democratização do acesso à esfera pública e à opinião, que são as gerações da relação porventura atenuada, porventura apenas própria, com a disciplina e a autoridade -, o aparente desfasamento, dizia, entre as nossas novas gerações e o imaginário militar», afirmou.
 
O Ministro referiu que uma estratégia de recrutamento passará necessariamente pela sensibilização e o esclarecimento «do que é hoje a missão e os desafios que se colocam à Defesa Nacional e às Forças Armadas».