Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-20 às 11h20

Declaração de Florianópolis formaliza AIR Centre

A criação do Centro Internacional de Investigação dos Açores (Atlantic International Research Centre - AIR Centre) é formalizada hoje, dia 20 de novembro, através da assinatura da Declaração de Florianópolis, no Brasil.

A Declaração de Florianópolis determina ainda a formação de uma comissão instaladora que definirá um plano financeiro e de implementação desta plataforma internacional e intergovernamental.

A assinatura decorre no âmbito da segunda reunião internacional de alto nível «Diálogo intergovernamental nas áreas da indústria e da ciência para interações no Atlântico – Cimeira de Florianópolis: implementação do Centro Internacional de Investigação dos Açores (AIR Center)», que se realiza nos dias 20 e 21 de novembro em Florianópolis, no Brasil.

Promovido pelos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Gilberto Kassab, o encontro conta também com a participação dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Maria do Rosário Sambo.

Esta reunião realiza-se no seguimento do encontro de alto nível que teve lugar nos Açores, em abril, e que serviu para debater formas de cooperação internacional tendo em vista a criação do AIR Centre, uma plataforma para o desenvolvimento de atividades de investigação nas áreas do clima, terra, espaço e oceanos, que permitirá promover o emprego científico altamente qualificado.

Na fundação do AIR Centre estão envolvidos os Governos de Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai, São Tomé e Príncipe, juntamente com o governo regional dos Açores.

O Reino Unido e a África do Sul são, nesta fase, como países «Observadores».