Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-10 às 16h23

Cooperação entre Portugal e Espanha «passa com distinção»

Ministro da Defesa de Portugal e Espanha, respetivamente, Azeredo Lopes e Margarita Robles, Ayamonte, Espanha, 10 outubro 2018
O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, e a  Ministra da Defesa de Espanha, Margarita Robles, estiveram na cerimónia de apresentação das Cartas Hidrográficas Portuguesas e Espanholas, do rio Guadiana, na Câmara Municipal de Ayamonte, em Espanha.

Durante a sua intervenção, Azeredo Lopes afirmou que «a solidez da relação entre países avalia-se, naturalmente, pela espessura dos laços tecidos no passado, mas também, sobretudo, pelos compromissos que assumimos no presente e por aqueles que com fôlego projetamos no futuro».

O Ministro português referiu também que «a relação entre Portugal e Espanha passa com distinção, em todos estes parâmetros» e, exemplo disso, é o projeto ser replicado no rio Minho, outro dos cursos de água dividido pelos dois países, e que deverá estar concluído nos próximos dois anos.
 
As diferenças no plano hidrográfico, quanto à profundidade e altimetria já não existem, o que significa uma «maior segurança na navegação, maior confiança no trabalho científico e técnico das partes», disse Azeredo Lopes, acescentando que é tempo agora de «olhar para o próximo projeto que é o do rio Minho».

O Ministro português destacou ainda a importância desta cooperação com o Estado espanhol, pois é uma «forma de os dois países, numa área muito técnica, mas que tem consequências práticas para a vida das pessoas, darem um passo importante e simbolicamente exprimirem acima de tudo a sua amizade».

Para Margarita Robles, a colaboração entre os dois Institutos Hidrográficos é fundamental e a chave da segurança marítima da região. A Ministra da Defesa espanhola afirmou ainda que o papel das Forças Armadas dos dois países na defesa de valores comuns «são um exemplo claríssimo de como se pode defender a paz e a liberdade do mundo, levando com muito orgulho os nomes de Espanha e Portugal».