Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-21 às 15h03

Construção de acessos ao porto de Viana do Castelo avança em 2019

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que o lançamento do concurso público para a construção dos acessos rodoviários ao porto de Viana do Castelo vai ser lançado até junho de 2018 para garantir que a obra possa avançar em 2019.

Na cerimónia de atribuição da Bandeira Azul à escola secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, a Ministra referiu que declarou a utilidade pública dos terrenos em causa para agilizar o processo, sendo que o concurso será lançado «assim que for tomada a posse administrativa».

A estrada de 8,8 quilómetros vai ligar o porto comercial ao nó da A28, em São Romão de Neiva, garantindo assim que os veículos pesados deixem de circular no interior de vias urbanas.

«Queremos antecipar o concurso o mais depressa possível para que possa haver obra no próximo ano», disse Ana Paula Vitorino, reiterando a necessidade de «acelerar o procedimento» para que a obra possa avançar em 2019.

A obra representa um investimento de 9,5 milhões de euros, que serão suportados entre a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que está responsável pela elaboração do caderno de encargos e o programa do concurso público, e a autarquia de Viana do Castelo.

Está ainda previsto um investimento de 15 milhões de euros para o aprofundamento do canal de navegação, que vai permitir aumentar «para mais do dobro o número de navios que podem vir a utilizar esta indústria naval».
 
Projeto Mar Maior
 
A visita da Ministra do Mar à escola secundária de Santa Maria Maior incluiu ainda a apresentação do projeto Mar Maior, que tem como objetivo principal «incluir o tema Mar no currículo escolar, nas disciplinas e em todos os ciclos de ensino».
 
O projeto envolve 900 alunos, de três escolas do agrupamento, que estão a desenvolver um projeto de robot salva-vidas, apurado no concurso de ideias do prémio Fundação Ilídio Pinho e que tem o apoio do Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico.
Tags: portos, mar
Áreas:
Mar