Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-30 às 22h32

Conferência sobre segurança urbana reúne especialistas em Coimbra

A área de governo da Administração Interna realiza, a partir das 15h00 de 31 de janeiro e até dia 2 de fevereiro, no Convento São Francisco, em Coimbra, uma conferência sobre o tema «Segurança Urbana - Os Municípios e a Proteção do Espaço Público».

A conferência reúne mais de 300 representantes dos municípios, das forças e serviços de segurança, investigadores e sociedade civil para discutir temas relevantes da área da Administração Interna com impacto ao nível local. 

No dia 31 de janeiro, o tema da segurança urbana será desenvolvido por investigadores especialistas na área que discutirão as várias dimensões da prevenção da criminalidade nos centros urbanos e a sua relação com as estratégias desenvolvidas pelo poder local. 

Portugal é considerado o quarto país mais seguro do mundo e a área governativa da Administração Interna pretende reforçar a prevenção da criminalidade com o envolvimento das autarquias, parceiras fundamentais na estratégia de segurança urbana. 

No dia 1 de fevereiro haverá vários grupos de trabalho para discussão de temas como Urbanismo e gestão do espaço urbano, Policiamento de proximidade na estratégia de segurança interna, Polícia Municipal no contexto da segurança urbana, Prevenção da delinquência juvenil, Relevância das novas tecnologias na segurança pública, Diversão noturna em espaço urbano, Participação da segurança privada na segurança urbana e Cidades do Século XXI – Migrações e multiculturalismo. 

No dia 2, a Conferência discute os Contratos Locais de Segurança, com a presença de autarcas dos municípios onde o programa está a ser aplicado, nomeadamente os Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Franca de Xira, da Maia, de Vila Nova de Gaia, de Oeiras e de Loulé, e vereadores das Câmaras do Porto, de Lisboa e de Portimão. 

No debate serão apresentados os resultados deste programa que põe em prática, à escala local, a cooperação institucional entre administração central, as autarquias e os parceiros locais, em interação com a comunidade, com vista à redução de vulnerabilidades sociais e prevenção da delinquência juvenil. 

Existem atualmente 27 Contratos Locais de Segurança no País - 6 na área metropolitana de Lisboa, 3 na área metropolitana do Porto, 1 na região do Alentejo, 16 na Região do algarve e 1 na comunidade intermunicipal do Oeste, abrangendo 45 territórios. 

A sessão de abertura, no dia 31 de janeiro, conta com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e do Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Câmara Municipal Coimbra, Manuel Machado. 

As conclusões da Conferência, no dia 2 de fevereiro, são apresentadas pela Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, e a sessão de encerramento é presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.