Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-02 às 16h21

Concurso de requalificação do IP3 lançado em 2018

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, durante uma audição parlamentar na Assembleia da República, 2 maio 2018
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o primeiro concurso para a requalificação do IP3, entre Viseu e Coimbra, vai ser lançado em 2018.
 
Na Assembleia da República, durante uma audição parlamentar, o Ministro referiu o objetivo de aumentar o número de vias «onde tecnicamente for possível» e «sem colocar portagens e onerar as populações».
 
O Orçamento do Estado contempla uma verba até 140 milhões de euros para a requalificação, incluindo «o traçado mais sensível na zona da Livraria do Mondego», e vai ao encontro do objetivo de dotar o IP3 de perfil de autoestrada sempre que possível, fazendo uma «requalificação integral da via».
 
Sustentabilidade dos serviços postais
 
O Ministro afirmou também que o Governo vai recomendar um protocolo entre as juntas de freguesia e os CTT para assegurar as condições de sustentabilidade dos serviços postais.
 
Pedro Marques referiu que o objetivo é criar condições para que os serviços prestados pelas juntas de freguesia possam ser sustentáveis nas situações em que os CTT não têm postos disponíveis.
 
«Sabe-se que esta prestação de serviços por parte das freguesias leva já muitos anos e as freguesias têm sido, e são, um ativo importantíssimo no serviço às populações, mas esta prestação tem de ter sustentabilidade», acrescentou, dizendo que o estabelecimento deste protocolo deve ser materializado em condições adequadas de prestação de serviços por parte das freguesias.
 
Estabilização da TAP
 
O Ministro disse ainda que a paz social na TAP «há-de favorecer a estabilização da situação da empresa e dos voos», sublinhando que a empresa precisa desta paz social e de ser capaz de mobilizar os seus recursos humanos numa fase de «grande crescimento».
 
Pedro Marques realçou ainda que muitos dos cancelamentos na Europa «decorreram de situações laborais de outros países e de condições climatéricas muito adversas».