Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-26 às 14h31

Comissão Europeia destaca implementação de linha «de alto desempenho para mercadorias»

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e comissária europeia Violeta Bulc durante a conferência sobre a rede de transporte transeuropeu, Liubliana, Eslovénia, 26 abril 2018
A decisão de Portugal e Espanha em avançar com a implementação de uma linha de alto desempenho para o transporte de mercadorias, que fará a ligação entre Évora e Mérida, foi elogiada pela comissária europeia Violeta Bulc.
 
Em Liubliana, na Eslovénia, Violeta Bulc destacou que os dois países «concordaram em avançar com os elos em falta dos corredores de mercadorias que vão servir não apenas os países, mas as necessidades da União Europeia».
 
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que a ferrovia de mercadorias «é uma linha de alto desempenho, que tornará o País mais competitivo, nomeadamente os portos na ligação a Espanha e na ligação europeia».
 
«É uma linha muito importante e muito prioritária para o País e absolutamente consensual no nosso País», acrescentou o Ministro, durante a conferência sobre a rede de transporte transeuropeu que decorre em Liubliana.
 
A linha vai permitir «diminuir significativamente o transporte desde os portos portugueses até Espanha, até Mérida ou até Madrid», evitando que os comboios sejam obrigados a ir até ao Entroncamento para depois seguir para Espanha, e assumirá uma importância fundamental para os portos de Lisboa, Setúbal e Sines.
 
Pedro Marques disse ainda que «este projeto faz parte de um projeto mais global europeu dos corredores nucleares, que inclui componente de mercadores e de alta velocidade de passageiros».
 
O investimento na ferrovia de mercadorias «vai ser objeto da primeira decisão formal da Comissão Europeia das chamadas decisões de implementação», validando assim a escolha feita e por ser um «projeto transnacional, de tanta importância no corredor Atlântico».