Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-06 às 18h07

Cimeira luso-espanhola anunciada para novembro em Valladolid

Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, e Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, Lanzarote, Espanha, 6 outubro 2018 (Foto: Miguel A. Lopes)
O Primeiro-Ministro português, António Costa, e o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, anunciaram a realização de uma cimeira lusa-espanhola, a 21 de novembro, em Valladolid.

O anúncio foi feito na biblioteca da Fundação Casa José Saramago, na ilha de Lanzarote, em Espanha, no âmbito das celebrações dos 20 anos de atribuição do Nobel da Literatura ao escritor português.

As relações fronteiriças e o esforço comum para aproximar as zonas das fronteiras, que foram abandonadas, serão alguns dos temas do encontro que reunirá, pela primeira vez, os atuais chefes dos governos de Portugal e de Espanha.

«Como cimeira é a primeira, mas vai ser uma cimeira de continuidade da que realizámos em Vila Real, há pouco mais de um ano, e que vai ter como tema fundamental as relações transfronteiriças e esse esforço comum que Portugal e Espanha têm que fazer para aproveitar as zonas de fronteira que fomos abandonando, de um lado e de outro, porque estávamos de costas viradas uns para os outros, começando por encontrar um ponto de união», disse António Costa.

O Primeiro-Ministro português referiu a importância de uma estratégia para o povoamento do interior de Portugal e de Espanha, acrescentando que a «centralidade ibérica que vamos construir nas regiões transfronteiriças é fundamental».