Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-27 às 18h30

Centro de Informação Geoespacial do Exército é um «inegável fator de inovação e desenvolvimento»

Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, no Centro de Informação Geoespacial do Exército, Lisboa, 27 novembro 2018
«O Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) é herdeiro do espólio e das tradições cartográficas militares e, também por isso, tem realizado uma obra notável ao longo da sua história», afirmou a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, na cerimónia de comemoração do 86.º aniversário deste Centro.

Na presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca e do Diretor do CIGeoE, Coronel Hélder Perdigão e, de outras entidades militares e civis, a Secretária de Estado reconheceu o trabalho desenvolvido «tão meritório», desde a formação do CIGeoE, em 1932, então como Serviços Cartográficos do Exército.

«O serviço prestado pelo CIGeoE não seria possível sem a reconhecida competência e elevado profissionalismo e compromisso e dedicação prestado por todos aqueles que nele servem, militares e civis» e, que «livremente é reconhecido não só ao nível nacional, mas também, no exterior», afirmou ainda.

Para Ana Santos Pinto, o CIGeoE constituiu-se como um «inegável fator de inovação e desenvolvimento do Exército e das Forças Armadas», e que responde, não só aos «requisitos exigentes inerentes à condução de operações terrestres em diferentes teatros de operações, mas também, às necessidades dos outros ramos das Forças Armadas, das Forças de Segurança e, naturalmente da sociedade portuguesa.»

A cartografia e a informação geográfica e geoespacial são áreas que assumem hoje «importância central no desempenho das missões das Forças Armadas», referiu a Secretária de Estado, acrescentando que «o trabalho desenvolvido pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército permite uma atuação em ambiente digital, com informação precisa e com origem de qualidade e certificada.»

No final da visita, a Secretária de Estado impôs as insígnias de Membro-Honorífico da Ordem Militar de Avis, ao Estandarte Nacional do Centro de Informação Geoespacial do Exército, em representação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A Ordem Militar de Avis junta-se assim, às Insígnias de Membro-Honorário da Ordem Militar de Santiago de Espada, às insígnias Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e à Medalha de Serviços Distintos.
  
O Centro de Informação Geoespacial do Exército sucedeu, a partir de 1 de agosto de 2015, ao Instituto Geográfico do Exército (IGeoE) - com base no Decreto Regulamentar nº 11/2015, de 31 de julho. Para além de contribuir para a componente operacional, disponibiliza informação essencial para as operações militares e também para a sociedade civil.
Tags: exército
Áreas:
Defesa Nacional