Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-12 às 12h34

Candidatura de António Vitorino a Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações

O Governo Português apresentou a 11 de dezembro, em Genebra, a candidatura de António Vitorino ao cargo de Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, para as eleições que terão lugar em junho de 2018, refere a área dos Negócios Estrangeiros em nota.

A decisão decorre da relevância que Portugal atribui à temática e ao diálogo em matéria de migrações e à premente necessidade de que sejam encontradas soluções eficazes para os problemas migratórios no quadro internacional. 

António Vitorino é um profundo conhecedor da problemática das migrações, um dos maiores e mais exigentes desafios que o mundo enfrenta, tendo sido Comissário Europeu para a Justiça e Assuntos Internos (de 1999 a 2004), Ministro da Presidência e Ministro da Defesa Nacional (entre 1995 e 1997), cargos em que demonstrou a sua capacidade de liderança e de gestão ao mais alto nível. 

António Vitorino é atualmente membro de várias iniciativas internacionais na área das migrações, com destaque para o Comité Consultivo da Iniciativa Internacional para as Migrações(desde 2015) e para o Conselho Transâtlantico para as Migrações (desde 2007).