Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-22 às 11h29

«Campus do Mar» visa tornar Portugal numa referência para as ciências marítimas e a economia azul

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na apresentação do «Campus do Mar», Lisboa, 22 julho 2019
Com o «Campus do Mar pretendemos que Portugal seja espaço de referência no contexto internacional nos domínios das ciências marítimas e marinhas e à economia azul», afirmou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante a cerimónia de apresentação do projeto de requalificação da frente ribeirinha entre Pedrouços e Algés.

O projeto será implementado em três fases, até 2030, e implicará um investimento total de 300 milhões de euros, maioritariamente privado.
 
A área governativa do Mar refere em comunicado que, dos 300 milhões de euros, 73% será proveniente do investimento privado, 25% do público-privado e 2% do público
Estima-se, com esta reabilitação, «uma receita anual na ordem dos 6,8 milhões de euros».

Potenciar um cluster associado ao mar

O Campus Mar abrange 64 hectares de área de intervenção e visa potenciar um cluster de desenvolvimento associado ao mar, através de uma rede de unidades de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico.

Tem como objetivos, segundo o mesmo comunicado, «criar um Campus de ID&I internacional de atividades ligadas ao mar»; «agregar, sob a temática do mar, vários organismos, serviços e instituições públicas, polos universitários, laboratórios de investigação»; «criar uma zona embrião de startups, salas de reuniões, auditório e zona de exposições, alojamento temporários para investigadores e postos de atracação de navios de investigação»; «requalificar uma zona de mais de 60 hectares no limiar da malha urbana de Lisboa e Oeiras e na linha de água da foz do Tejo, apostando-se na reabilitação da Doca de Pedrouços e dos armazéns da Docapesca»; «criar uma rede de excelência de unidades de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico, gerando inovação e investigação qualificada, potenciando o conhecimento e economia azuis».

Projeto de «domínio público»

No final da cerimónia, numa declaração à comunicação social, Ana Paula Vitorino destacou o facto do projeto prever que as pessoas possam usufruir de um espaço privilegiado para atividades de lazer.

«Trata-se de um projeto de domínio público, neste caso sobre jurisdição portuária. É uma área privilegiada de ligação ao rio e ao mar e é do nosso entender que todo este campus se mantenha» para atividades públicas, referiu a Ministra.

No lançamento do Campus do Mar, que decorreu em Pedrouços, foi igualmente lançado o concurso da Marina de Pedrouços e inaugurada a Ciclovia do Mar, dois projetos relevantes que integram o Ocean Campus, numa cerimónia que contou com as presenças do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.