Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-24 às 17h58

Caixa Geral de Depósitos está «capitalizada, robusta e com capacidade para financiar a economia»

Ministro das Finanças, Mário Centeno, durante um debate sobre a Caixa Geral de Depósitos na Assembleia da República, Lisboa, 24 janeiro 2019
O Ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou que a Caixa Geral de Depósitos está «capitalizada, robusta e com capacidade para financiar a economia» portuguesa, num debate sobre a Caixa Geral de Depósitos, na Assembleia da República.

O Ministro realçou que o Governo «recebeu uma Caixa em risco de colapso financeiro», mas que esta hoje dá lucro. «Os portugueses e as empresas recuperaram a confiança num banco que é de todos. E assim deve continuar», referiu.

Mário Centeno sublinhou que o Governo «continuará a cumprir o seu dever para com os portugueses», acompanhando de perto a implementação do Plano Estratégico para «garantir que a Caixa exerce a sua função de financiamento da economia portuguesa».

A Caixa foi recapitalizada em condições de mercado e foi definido um novo modelo de governo societário, com o reforço dos mecanismos de controlo interno e de avaliação de risco e com o aumento da transparência na avaliação e na remuneração dos seus gestores.

O Ministro destacou também que o Governo «quis saber a origem das perdas» que a Caixa apresentava, pois «tinha a responsabilidade e o dever de o fazer».

«Para isso, mandatámos a Administração da Caixa para realizar uma auditoria independente e para a entregar, assim que estivesse concluída, ao Banco de Portugal, ao BCE e às autoridades competentes», acrescentou.

«Contarão com a nossa determinação para salvaguardar o banco que nem todos querem público», afirmou Mário Centeno.
Tags: finanças, banca
Áreas:
Finanças