Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-19 às 17h33

Brasil lança três pólos do Centro de Investigação Internacional dos Açores

A dinamização de vários polos do Centro de Investigação Internacional dos Açores – o AIR Centre – no Brasil é objeto de dois workshops a realizar a 20 e 21  de fevereiro no Rio de Janeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a 23  de fevereiro, na Universidade Estadual do Ceará.

Durante os workshops serão debatidos o desenvolvimento e a integração de tecnologias espaciais e oceânicas, a ciência dos dados e a instalação da Rede Inteligente de Dados do AIR Centre (AIR DataNet), juntamente com estratégias de valorização económica conhecimento no contexto das interações atlânticas.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participa na sessão de abertura do primeiro workshop que reúne cientistas e empresários brasileiros, portugueses e de várias instituições de grande reputação internacional, incluindo o centro Catapult do Reino Unido.

Manuel Heitor e o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, Gilberto Kassabe, assinalam desta forma mais um importante passo na instalação do AIR Centre, como definido na Declaração de Florianópolis, assinada a 20 de novembro de 2017.

Pesquisas espaciais e supercumputação

Para além da instalação do Pólo do AIR Centre no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, já em curso, será agora a vez de incluir a atual infraestrutura de supercomputação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na AIR DataNet, a desenvolver durante 2018.

O desenvolvimento desta rede colaboram também o Centro de Computação Avançada da Universidade do Texas em Austin, o Centro de Supercomputação de Barcelona e o recém criado Centro de Computação Avançada do Minho, de modo a facilitar o desenvolvimento das ciências dos dados e aplicações à interação clima-oceanos.

O objetivo é desenvolver novas áreas de computação, assim como aplicações diversas de âmbito científico e empresarial em áreas que abrangem o clima, a segurança marítima, o apoio às pescas, a monitoração de padrões de mobilidade nas cidades, o estímulo da biodiversidade, a gestão do risco nas florestas e aplicações na saúde, incluindo bioinformática.

O segundo workshop, denominado Convergência das Ciências do Espaço, Oceano, Energia e Clima no Atlântico Equatorial – contribuições para o AIR Center, a 23 de fevereiro, na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza, permitirá reforçar a colaboração científica e tecnológica entre Portugal e o Brasil, que é um dos países fundadores do AIR Center.