Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-16 às 18h37

Azeredo Lopes visita Academias Militares em Angola

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, em Luanda, Angola, 16 maio 2018
Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, em Luanda, Angola, 16 maio 2018
Depois de ter visitado, dia 15 de maio de manhã, a Escola Superior de Guerra e, durante a tarde, a Academia Naval, ambas localizadas em Luanda, o Ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes, rumou dia 16 de maio ao Lobito para conhecer mais três estabelecimentos de ensino militar das Forças Armadas angolanas.

Azeredo Lopes começou por visitar a Academia da Força Aérea Nacional, seguidamente a Academia Militar do Exército e, por último, a Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional.

O Ministro está em Angola durante esta semana para reforçar a cooperação no domínio da Defesa, através de encontros políticos — dia 14 foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço —, da visita a diversas unidades militares, e da assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação para o período 2018-2021.

Dia 17, Azeredo Lopes, juntamente com o seu homólogo angolano, General Salviano de Jesus Sequeira, assinará no Ministério da Defesa, em Luanda, o novo Programa-Quadro de Cooperação para o período 2018-2021.

Recorde-se que, o Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa foi assinado em Luanda a 3 de outubro de 1996. Com base neste Acordo, os dois países têm desenvolvido Programas-Quadro, instrumentos bilaterais de caráter indicativo e flexível, constituídos por projetos concretos a executar no terreno, tendo como objetivo final contribuir para que as Forças Armadas angolanas sejam, cada vez mais, produtoras de segurança.

A proposta de Programa-Quadro para o triénio 2018-2021, avançada por Portugal, em apreciação na 17.ª Reunião da Comissão Bilateral Luso-Angolana, que decorre em paralelo com a visita de Azeredo Lopes, dá continuidade ao processo de substituição gradual do conceito de Cooperação Técnico-Militar pelo de Cooperação no Domínio da Defesa, procurando abranger toda a atividade de cooperação que o Ministério da Defesa Nacional desenvolve com Angola, nomeadamente a nível dos estabelecimentos de ensino militar já visitados pelo Ministro da Defesa.

Antes de regressar a Portugal, dia 18, o Ministro visitará a Escola de Fuzileiros Navais, em Ambriz.

Acompanham Azeredo Lopes nesta viagem a Angola, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, o chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Rolo, e o Comandante Naval, Vice-Almirante Gouveia e Melo. Integram ainda a comitiva o Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, e o presidente do conselho de administração da IdD, Major-General Henrique Macedo.