Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-09 às 11h24

Azeredo Lopes e Federica Mogherini debatem futuro da Europa

Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, e Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da União Europeia/Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, na chegada ao encontro, Lisboa, 9 outubro 2018
O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, recebeu a Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da União Europeia/Vice-Presidente da Comissão Europeia (AR/VP), Federica Mogherini, em Lisboa.

A Cooperação Estruturada Permanente, a Mobilidade Militar, a proposta da Facilidade de Paz Europeia e as atuais missões europeias, nomeadamente, a missão de formação e treino da EU na República-Centro Africana e a Operação Sophia foram os temas centrais desta reunião de trabalho.

Azeredo Lopes e Federica Mogherini fizeram um balanço da missão de treino na República-Centro Africana, liderada pelo Brigadeiro-General Hermínio Maio, e a cooperação desta com a missão das Nações Unidas, ambas localizadas na capital, Bangui. Recorde-se que o segundo comandante da missão das Nações Unidas na RCA é o Major-General Marco Serronha e que a Força de Reação Rápida da MINUSCA é composta por militares do Exército e da Força Aérea.

Com a alteração do ambiente de segurança, a União Europeia tem vindo a trabalhar no reforço da sua autonomia estratégica e a tomar as medidas necessárias para reforçar o grau de preparação e a sua capacidade de resposta em situações de crise. O pacote de medidas de segurança e defesa da União Europeia tem avançado a um ritmo ambicioso e pragmático.

No quadro da Cooperação Estruturada Permanente, o projeto da Mobilidade Militar, liderado pela Holanda, e do qual fazem parte todos os Estados-Membros participantes, com a exceção da Irlanda que está como observadora, é um dos 17 projetos da primeira vaga aprovados a 6 de março de 2018, podendo vir a ser considerado um projeto bandeira da cooperação. Recorde-se que Portugal participa em seis projetos da primeira vaga da Cooperação Estruturada Permanente
.
Facilitar a circulação das Forças Armadas é essencial para a segurança dos cidadãos, visto que a União Europeia pode ser mais eficaz na prevenção de crises, mais eficiente na mobilização de missões e mais rápida a reagir quando surgem desafios. Como tem vindo a declarar a Alta Representante, «enquanto União Europeia, a cooperação continua a ser a única forma eficaz de atuar no mundo de hoje».

Uma União Europeia como ator global, promotor de paz e estabilidade, tem sido outra preocupação dos Estados-Membros e que foi também debatida entre o Ministro e a Alta Representante. A proposta apresentada em junho, por Federica Mogherini, sobre a criação de uma Facilidade de Paz Europeia, que está a ser avaliada a nível nacional, pretende tornar a assistência financeira mais flexível aos parceiros em operações de paz; o financiamento de missões e operações da Política Comum de Segurança e Defesa mais eficientes. Ao contrário de outros instrumentos, poderá vir a atuar globalmente sem restrições geográficas.