Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-09 às 17h13

Aumento do investimento no desporto e juventude já tem reflexo nos resultados

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na audição da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, Assembleia da República, 9 julho 2019 (Foto: Manuel de Almeida/Lusa)
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, destacou o reforço do investimento nas áreas do desporto e da juventude, afirmando que a melhoria das condições oferecidas já tem reflexo nos resultados desportivos, na última audição na Comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto desta legislatura.

«Houve um forte investimento nos orçamentos reforçados do IPDJ [Instituto Português do Desporto e Juventude]. Em 2016, o orçamento executado foi de 71,9 milhões de euros e, em 2018, foi de 85,4 milhões de euros, o que prova o forte investimento feito pelo Governo nas áreas do desporto e da juventude», disse o Ministro.

«Estamos a falar de um reforço de 18,7%, e isto permite que o nosso panorama desportivo se possa apresentar com outras condições», lembrou, acrescentando que este reforço do investimento financeiro no IPDJ constava do Programa do Governo, bem como das Grandes Opções do Plano.

«Temos trabalho feito. Estou a falar de políticas públicas de desporto. As políticas públicas são feitas por nós e por vocês [deputados]. Em todos os aspetos fundamentais, o Governo tem obra feita. E a obra é reconhecida pelo tecido juvenil, bem como pelos desportistas», disse o responsável pelas pastas da Educação, Juventude e Desporto.

O Ministro da Educação aproveitou também para destacar o investimento no aprofundamento da articulação entre a prática desportiva e a escola, salientando a vontade de promover a compatibilização entre o desporto e o percurso escolar e académico, desde logo, através da valorização da Educação Física enquanto disciplina.

Tiago Brandão Rodrigues apontou o aumento da dotação do orçamento para a componente do desporto escolar, que passou de 6,9 milhões de euros em 2018 para 7,9 milhões de euros em 2019, um «crescimento de 15% num único ano, que prova a aposta no desporto escolar», área cujo programa definido até 2021 visa «aumentar a literacia física» dos alunos.
Áreas:
Educação