Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-25 às 14h10

Aumento da capacidade do porto de Sines é momento importante «para a economia nacional»

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, Lisboa, 25 julho 2019 (Foto: João Bica)
«Este é um momento importante para o sistema portuário nacional e para a economia nacional», afirmou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sobre a autorização e lançamento do concurso público internacional para a concessão do terminal portuário Vasco da Gama, em Sines, aprovado em Conselho de Ministros.

Na conferência de imprensa após a reunião, a Ministra referiu que este investimento - totalmente privado e estimado em 642 milhões de euros - irá aumentar a capacidade de movimentação deste porto para três milhões de TEU e que o seu novo cais permitirá a «atracação simultânea dos três maiores navios do mundo» de transporte de contentores.

A construção e a exploração de um novo terminal de contentores no porto de Sines, segundo comunicado divulgado no final da reunião, vai ao encontro «dos objetivos do Governo em matéria de infraestruturas portuárias, com reflexos na economia ao nível da criação de emprego, da exportação de serviços e facilitação das exportações nacionais».

Terminal XXI

O Conselho de Ministros aprovou também as alterações às bases da concessão da exploração, em regime de serviço público, do Terminal XXI, também no porto de Sines. Esta medida permitirá que o mesmo passe a ter capacidade para acolher entre três a quatro navios em simultâneo. O investimento será de 547 milhões de euros e será suportado pela concessionária atual PSA Sines, permitindo um aumento de capacidade de 2,7 milhões para mais de 4 milhões.

A Ministra referiu que, com estes dois projetos, «o porto de Sines passará a ter uma capacidade de movimentação de contentores superior a 7 milhões de TEU, em linha com aquilo que é a capacidade e a produtividade associada aos portos internacionais, que são diretamente concorrentes, como é o caso dos portos do norte de África (Marrocos), dos portos espanhóis e dos portos do norte da Europa».

«São investimentos que permitem, de facto, que a nossa economia cresça», disse Ana Paula Vitorino acrescentando que, desde 2004, houve um crescimento de movimentação de contentores no  porto de Sines de 8 mil porcento, isto é, «quase 40 % ao ano».

Tags: portos
Áreas:
Mar