Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-24 às 17h18

«Aumento da capacidade de gestão de tráfego aéreo»

O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, destacou o «aumento da capacidade de gestão de tráfego aéreo e otimização dos meios existentes» que o novo sistema da Navegação Aérea de Portugal (NAV) permite.

O novo sistema representa um investimento de 103,8 milhões de euros até 2023 e corresponde a «um plano de investimentos ambicioso e adequado às necessidades de modernização tecnológica de todos os sistemas no prazo de cinco anos».

Alberto Souto de Miranda referiu que este plano de investimentos não irá, de acordo com o previsto, «onerar o Orçamento do Estado porque haverá meios próprios para, de ano a ano, se ir financiando estes investimentos».

O novo sistema de tráfego aéreo vai permitir aumentar muito a capacidade do aeroporto, «que passa por uma solução integrada com o futuro aeroporto do Montijo, que passará a permitir cerca de 72 movimentos por hora, 48 em Lisboa e 24 no Montijo».

«Estamos a falar de uma modernização tecnológica absolutamente necessária, não porque o sistema atual não seja seguro mas porque não tem as capacidades para se conectar aos sistemas europeus e às novas possibilidades técnicas que têm vindo a ser desenvolvidas», acrescentou.