Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-06 às 14h56

«Através da preservação do património militar aproximamos a Defesa dos cidadãos»

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, nas comemorações do 635º aniversário da Batalha dos Atoleiros, Fronteira, 6 abril 2019
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou nas Cerimónias Comemorativas do 635º aniversário da Batalha dos Atoleiros, em Fronteira, no Alto Alentejo.

Durante a sua intervenção o Ministro da Defesa Nacional disse que a evocação destes episódios e da história militar portuguesa presta um enorme serviço na aproximação dos portugueses à instituição militar:

«Através da preservação do património militar, dos seus museus e núcleos museológicos, da criação de centros de interpretação dedicados às grandes batalhas do Exército Português, aproximamos a Defesa dos cidadãos e mostramos o seu contributo para o País, ao longo dos seus séculos de história», referiu João Gomes Cravinho, agradecendo «a todos os que, diariamente, contribuem para esse desígnio, no seu contacto com as escolas, com as associações e com os grupos que vos visitam».

«Ao longo da nossa história, este foi um cenário que se repetiu inúmeras vezes. Face à incerteza do futuro político do Reino, valeu a Portugal a valentia e o engenho dos seus militares. Essa é - e permanece - a missão central das nossas Forças Armadas: assegurar a soberania das nossas instituições e a defesa dos portugueses».

As celebrações culminaram com uma visita ao Centro de Interpretação dedicado à Batalha dos Atoleiros ocorrida em 1384, durante a crise dinástica de 1383-1385. Esta foi a primeira da série de batalhas em que Portugal venceu as forças do Reino de Castela.

No dia 6 de abril de 1384, na herdade de Atoleiros, um exército castelhano, com mais de 1000 cavaleiros, acompanhados por numerosa infantaria, atacou uma força portuguesa de apenas 300 cavaleiros, 100 besteiros e pouco mais de 1000 peões.

A inferioridade numérica dos portugueses e a menor qualidade do seu equipamento faziam prever uma vitória fácil da hoste castelhana.

A Batalha dos Atoleiros constituiu, na Península Ibérica, a primeira e efetiva utilização das novas técnicas de defesa, utilizadas por forças apeadas em inferioridade numérica, perante uma cavalaria pesada muito superior. A mais conhecida é a técnica do quadrado.