Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-12-18 às 22h32

Assinados contratos de manutenção do submarino Arpão

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na assinatura de contratos de manutenção do submarino Arpão, Almada, 18 dezembro 2018
«Este contrato é uma espécie de Cabo Bojador. A partir da assinatura destes contratos, novos mundos se abrem para a nossa indústria naval», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, durante a assinatura dos contratos relativos à revisão intermédia do NRP Arpão, que decorreu no Arsenal do Alfeite, em Almada.

Para o Ministro, «a história de Portugal é incompreensível sem se compreender a sua dimensão marítima» pelo que o futuro passará também por esta dimensão.

Relativamente aos contratos de manutenção, agora assinados, com duração prevista de 18 meses, João Gomes Cravinho referiu que os mesmos «são
de manifesto interesse nacional e irão permitir ganhos de competitividade do Alfeite no mercado da indústria naval e diversificação de clientes.»

«Precisamos de recuperar equipamentos, precisamos de manter viva e maximizar as potencialidades da escola industrial e dos ofícios aqui formados, precisamos de conquistar contratos novos» disse o Ministro, acrescentando que o «processo vai levar o seu tempo, mas acredito que esse potencial será cumprido e a assinatura destes contratos representam essa confiança». 

O Ministro referiu ainda o impacto que poderá trazer para Almada, não só pela tradição naval existente no concelho, como pela nova «dinâmica económica» que trará à região.

Na sala do Risco, que outrora foi centro de formação, o Ministro referiu-se à importância dos recursos humanos e à formação ministrada pela empresa Thyssen Krupp Marine Systems, que em 2017, capacitou a indústria naval portuguesa para este setor. 

«A valorização dos recursos humanos é algo que eu quero sublinhar, sem essa valorização não era possível. Quero sublinhar o importante diálogo que tem sido desenvolvido entre a Direção Nacional do Alfeite com os seus trabalhadores para o encontro de soluções que sejam benéficas para todos e a reativação do centro de formação da empresa, que vai contribuir para esse objetivo», referiu ainda.