Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-28 às 12h52

Assinados acordos para implementação do AIR Centre nos Açores

Foi assinado, à margem do 4º Diálogo de Alto Nível de Industria-Ciência-Governo, que decorreu eu Las Palmas, nas Ilhas Canárias, um conjunto de memorandos de entendimento e declarações de intenção no sentido de estabelecer parcerias para instalação do Centro Internacional de Investigação dos Açores (AIR Centre).

As colaborações envolvem governos dos países fundadores do AIR Centre, agências espaciais, organizações de investigação científica nas áreas do espaço, oceanos, clima, instituições de ensino superior e outras entidades que, nos últimos 30 meses, têm desenvolvido esforços significativos para a fundação e a implementação do AIR Centre.

Os memorados de entendimento e as declarações de intenção, agora assinados, marcam a nova fase de consolidação do AIR Centre como instituição internacional, através do lançamento de novos projetos internacionais integrando tecnologias espaciais e oceânicas.

A lista integra também as parcerias estabelecidas no 3.º Diálogo de Alto Nível de Indústria-Ciência-Governo, realizado em maio em Cabo Verde, sob o tema Implementando o Centro Internacional de Investigação dos Açores.

Recorde-se que, neste encontro, foi assinada a Declaração da Praia, que formaliza as iniciativas transversais do Plano de Trabalho de apoio ao desenvolvimento do Programa Científico do AIR Centre, bem como as ações para fortalecer a cultura científica e a colaboração com os parceiros relevantes nas áreas do espaço, oceano e sustentabilidade.