Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-08-28 às 19h45

Assinados 39 contratos de financiamento para projetos ambientais

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na cerimónia de assinatura de projetos que promovem o uso eficiente de água, Lisboa, 28 agosto 2018 (Foto: Manuel de Almeida/Lusa)
O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, presidiu à assinatura de 39 contratos de financiamento para projetos ambientais que pretendem promover o uso eficiente da água e ajudar a gerir os 12 mil quilómetros da rede hidrográfica portuguesa.

Os contratos são relativos aos avisos do Fundo Ambiental «Promover o Uso Eficiente de Água» e «Repensar Rios e Ribeiras» e foram assinados durante uma cerimónia que teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações.

O Ministro do Ambiente sublinhou que os projetos de educação ambiental em 2017 foram financiados com 1,5 milhões euros, sendo que em 2018 e para 2019 o valor deverá ser próximo dos dois milhões de euros.

Matos Fernandes referiu que o objetivo para 2019 será a realização de um estuado que perceba as preocupações ambientais dos portugueses «para escolher de maneira mais certeira os temas dos próximos anos e de que forma os avisos serão lançados».

O Ministro destacou ainda a importância de começar a construir um sistema de indicadores que permita descortinar o real sucessos destes apoios, uma vez que já estarão investidos cerca de cinco milhões de euros através da Estratégia Nacional de Educação Ambiental e financiados pelo Fundo Ambiental.

«Não temos a mais pequena dúvida de que, individualmente, cada projeto destes é muito importante para uma comunidade local, maior ou menor, mas é da maior importância que também o comum dos portugueses perceba qual o impacto que estas medidas estão a ter, de maneira a poder concordar com elas ou poder corrigi-las ou melhorá-las», afirmou.

Os primeiros projetos a avançar dizem respeito à eficiência no uso de água e incluem campanhas dirigidas aos consumidores comuns e também à agricultura. Os projetos de gestão de recursos hídricos vão avançar com iniciativas de sensibilização e promoção da adoção de troços de ribeiras.