Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-09 às 14h59

Área Metropolitana do Porto vai contar com 86 novos autocarros elétricos

Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, na sessão de entrega das bicicletas do projeto U-bike, Porto, 9 novembro 2018 (Foto: José Coelho/Lusa)
O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto vai ter mais 86 novos autocarros elétricos de «elevada performance ambiental».

No Porto, depois da sessão de entrega das bicicletas do projeto U-bike, o Ministro referiu que estes autocarros vão somar-se «aos mais de 200 que foram adquiridos e que estão a chegar» para servir a Área Metropolitana do Porto.

Matos Fernandes destacou a importância deste tipo de autocarros «para a qualidade do ar nas cidades» e referiu que o concurso do POSEUR encerrado em outubro, para a aquisição de autocarros de elevada performance ambiental, recebeu 17 candidaturas que perfazem um investimento a rondar os 64 milhões de euros e que vão permitir a aquisição de 118 autocarros movidos a gás e 81 elétricos.

O Ministro sublinhou que «estes dados mostram bem a revolução que está a acontecer no sentido da eletrificação da mobilidade», acrescentando ainda que vão ser investidos 300 milhões de euros na expansão de metro do Porto.

Acrescentando os projetos de mobilidade da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico do Porto, Matos Fernandes referiu que está a ser criada «uma revolução e um novo padrão de mobilidade».