Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-15 às 11h05

Aprovada proteção às Termas das Águas para promover turismo de saúde em Castelo Branco

O Secretário Estado de Energia, Jorge Seguro Sanches, aprovou o perímetro de proteção às Termas das Águas, em Penamacor, com o objetivo de maximizar a exploração económica deste recurso hidro-mineral, importante para o desenvolvimento local e para o turismo.

No contrato inicial de concessão de exploração (2011) celebrado com o município de Penamacor, foram atribuídos os direitos de exploração de água mineral natural para fins de termalismo. 

Esta concessão localiza-se na união das freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, dispondo de água mineral natural sulfúrea e bicarbonatada sódica.

Expansão do turismo de saúde

Com esta medida, o Governo visa potenciar a expansão do turismo de saúde e bem-estar no distrito de Castelo Branco.

Além das Termas de São Tiago, localizadas também em Penamacor e concessionadas à Malcatur – Empreendimentos Turísticos e Hoteleiro, a região conta ainda com as Termas de Unhais da Serra, na Covilhã, e com a Fonte Santa de Monfortinho, em Idanha-a-Nova.

Enquadrada na política de promoção do turismo de caráter termal, esta medida insere-se na estratégia de dinamização do setor dos recursos geológicos, visando criar oportunidades de investimento com envolvimento simultâneo das populações e autarquias.