Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-08-10 às 20h48

Apoio aos desalojados e à reconstrução das habitações danificadas

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na reunião com autarcas e representantes de entidades da região afetada pelo incêndio de Monchique, Monchique, 10 agosto 2018 (Foto: Paulo Vaz Henriques)
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que as prioridades após o incêndio que afetou os municípios de Monchique, Silves e Portimão são o apoio às pessoas que ficaram desalojadas e o apoio à reconstrução das habitações que foram danificadas.
 
Em Monchique, numa conferência de imprensa após uma reunião com autarcas e representantes de diversas entidades da região algarvia, António Costa destacou ainda como objetivos o «apoio à alimentação animal e ao restabelecimento do potencial produtivo.
 
O Governo vai disponibilizar ainda uma «linha de financiamento à tesouraria para as unidades hoteleiras, em particular de Monchique» que possam ter sido afetadas e apostar na «estabilização de emergência dos solos».
 
A reunião determinou ainda que a Serra de Monchique será alvo de um programa de reordenamento económico, cuja coordenação será da responsabilidade do presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André.
 
«A primeira missão é salvar as vidas humanas»
 
Antes da reunião, em declarações aos jornalistas, António Costa destacou que a primeira missão, a da salvaguarda de um bem irreparável e inestimável que é a vida humana, «foi uma missão bem desempenhada».
 
«Agora é preciso assegurar que não há novos reacendimentos e não temos novos episódios nesta zona que já está devidamente dominada e a prioridade é reconstruir. É isto que estamos a fazer», disse o Primeiro-Ministro.
 
António Costa sublinhou que vários dos mecanismos de apoio já estão estruturados, seja de âmbito agrícola, seja de âmbito da habitação, realçando que, para já, «é necessário fazer o balanço objetivo dos dados e, em função disso, definir o plano de ação».
 
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, e o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, também estiveram presente na reunião que decorreu na Câmara Municipal de Monchique.