Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-14 às 13h46

Aplicação de telemóvel facilita autorizações para queimas e queimadas seguras

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas desenvolveu, em colaboração com a GNR e a Associação Nacional de Municípios, uma nova aplicação para telemóvel que permite efetuar pedidos de autorização de queimadas extensivas e avaliação de queima de amontoados, bem como simplificar e facilitar o acesso aos pedidos e respetivas respostas.

Com base num conjunto de informações, como a perigosidade, a meteorologia e o número de incêndios dos últimos dias, o sistema gera uma reposta que identifica as condições de risco para o dia solicitado. Para tal, o requerente terá de se registar na aplicação e solicitar autorização da queimada ou avaliação da queima em três passos: identificação da ação, identificação do local e data da ação, e obtenção de resposta por mensagem escrita ou correio eletrónico.

Este sistema tem ainda uma linha de apoio que permite tirar dúvidas e ajudar a efetuar o registo na aplicação. O número 808 200 520, associado à Linha SOS Ambiente e Território da GNR, é gratuito e funciona das 09h00 às 21h00. Para formalização do sistema foi estabelecido um protocolo entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Associação Nacional de Municípios.

O acesso à aplicação pode ser feito através do site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ou do endereço direto.