Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-05 às 11h51

Aldeias Históricas com fibra ótica para potenciar capacidade turística e rede wi-fi

Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, no final da sessão de assinatura do protocolo de parceria tecnológica entre as Aldeias Históricas de Portugal e a Altice Portugal, Figueira de Castelo Rodrigo, 5 julho 2019

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou que a instalação de fibra ótica nas 12 Aldeias Históricas de Portugal «permite desbloquear, facilitar e potenciar a enorme capacidade turística destes territórios».


Este investimento vai criar as condições tecnológicas que suportarão a existência de uma rede de internet sem fios (Wi-Fi) em vários pontos das 12 Aldeias Históricas de Portugal – integrada no projeto AHP SmartLands, apoiado pelo Programa Valorizar com 650 mil euros.


Na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, o Ministro discursou no final da sessão de assinatura de um protocolo de parceria tecnológica entre as Aldeias Históricas de Portugal e a Altice Portugal, e de apresentação do projeto de infraestruturação em fibra ótica de nova geração da rede de Aldeias Históricas de Portugal.


«Quando hoje ligamos, finalmente, a rede das Aldeias Históricas de Portugal à rede da fibra ótica nacional, estamos a assinalar um momento importante que vai capacitar ainda mais estas regiões para serem descobertas pelo mundo e pelos visitantes que nos procuram cada vez mais», acrescentou.


O investimento, superior a um milhão de euros, pretende dotar com fibra ótica cerca de seis mil casas das 12 Aldeias Históricas até setembro e vai permitir também o desenvolvimento de setores como o agroalimentar e a dinamização da atividade económica dos territórios.


As Aldeias Históricas de Portugal são compostas por Almeida, Belmonte, Castelo Rodrigo, Castelo Novo, Castelo Mendo, Sortelha, Piódão, Linhares da Beira, Marialva, Trancoso, Idanha-a-Velha e Monsanto.