Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-14 às 17h07

Alargamento do ensino do Português à Córsega

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, no final de um encontro com a comunidade portuguesa na Associação Convívio Português, Ajaccio, 14 maio 2018
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, na inauguração da cátedra Eduardo Lourenço, na Universidade de Aix-Marselha, 14 maio 2018
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou que as autoridades da Córsega mostraram abertura e disponibilidade para integrar o Português «como língua viva nas escolas do primeiro ciclo», no final de uma visita ao sul de França.

Sublinhando que esta proposta foi acolhida «com uma vontade muito clara», o Secretário de Estado acrescentou: «A partir do momento em que essa integração ocorra, considerar-se-à automaticamente reconhecida a língua portuguesa no nível secundário».

José Luís Carneiro reuniu-se ainda com representantes da comunidade na Córsega, composta por cerca de 20 mil portugueses, e com responsáveis da autarquia: «As instituições mostraram vontade para apoiar a integração dos portugueses nas suas estruturas institucionais e de financiarem os seus esforços, bem como a promoção da cultura e da língua portuguesa», referiu.

Inauguração da Cátedra Eduardo Lourenço

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas realçou também «o momento extraordinariamente especial que foi a inauguração da Cátedra Português Eduardo Lourenço», na Universidade Aix-Marseille, em Provença, no qual marcou presença o presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos.

«A abertura da cátedra ilustra o reconhecimento das autoridades universitárias àquele que é um dos maiores pensadores portugueses da identidade lusófona e europeia, e que teve parte da vida ligada à universidade de Nice», disse José Luís Carneiro.

Da agenda do Secretário de Estado constou ainda, no âmbito da Gala Anual da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, um encontro com empresários portugueses, investidores no sul de França nas áreas do imobiliário, agroalimentar, novas tecnologias e hotelaria.

José Luís Carneiro participou também na inauguração de um memorial aos soldados portugueses vitimados na I Guerra Mundial, em Beausoleil, acompanhado do Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, do Cônsul Geral de Portugal em Marselha, Pedro Marinho da Costa, e dos Cônsules Honorários de Portugal em Nice e na Córsega, Joaquim Pires e Jeanne Pantalacci, respetivamente.