Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-12 às 20h11

AIR Center já tem diretor

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na assembleia geral do Centro Internacional de Investigação do Atlântico, Ilha Terceira, 12 janeiro 2019
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participa na reunião da Assembleia Geral do Centro Internacional de Investigação do Atlântico dos Açores (AIR Centre), durante a qual Joaquín Brito será formalmente nomeado Diretor do centro, dando mais um passo na sua institucionalização.

A nomeação do novo Diretor do AIR Centre resulta de um concurso internacional realizado durante o segundo semestre de 2018, ao qual concorreram mais de cem peritos de todo o mundo. 

José Joaquín Brito é professor da Universidade das Canárias e liderou durante os últimos anos o Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias, em Espanha.

Na Assembleia geral participam também representantes do Governo Regional dos Açores, do Governo Espanhol e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O Ministro visitou a Ilha Terceira, no contexto da instalação do AIR Centre, juntamente com o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores, Gui Menezes, o Diretor do AIR Centre, Joaquin Brito, e o Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Paulo Ferrão.

A visita incluiu a discussão com as autoridades locais do plano de instalação do AIR Centre na Ilha Terceira, incluindo a instalação em 2019 de um núcleo de Observação da Terra.

O plano de instalação do AIR Centre na Ilha Terceira será objeto de um protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Governo Regional dos Açores e o AIR Centre, com o objetivo de estimular e potenciar novas atividades de investigação e inovação a alavancar através do AIR Centre.