Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-26 às 19h58

«Ainda há muito a fazer» para setor do comércio adotar modelos de economia circular

«Ainda há muito a fazer» para setor do comércio adotar modelos de economia circular

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que «ainda há muito a fazer» no momento da venda para que o setor do comércio consiga adotar modelos de economia circular.

Em Lisboa, na «Cimeira sobre Comércio Sustentável», Matos Fernandes realçou que a responsabilidade, em matéria de sustentabilidade, tem de ser partilhada entre as empresas de comércio e o consumidor.

«O consumidor não está presente quando o produto é embalado em diferentes materiais, nem é proativamente informado sobre a sustentabilidade do produto ou encorajado a considerar as diferentes opções», referiu o Ministro, acrescentando que por vezes o consumidor «está a tentar ser consciente e verde numa economia que ainda não é consciente e é cinzenta».

O Ministro referiu ainda que há mais de 450 rótulos ecológicos que traduzem mais de 200 atributos de sustentabilidade, éticos ou ecológicos.

A produção e o uso global de bens de consumo representam mais de 60% de todas as emissões de gases com efeito estufa, 80% do uso de água, e dois terços da perda de florestas tropicais em todo o mundo, alertou.

Os resíduos plásticos, os trabalhadores migrantes a saúde dos consumidores, o desperdício alimentar e a transparência foram alguns dos temas abordados durante a cimeira que juntou responsáveis de cerca de 400 retalhistas, produtores, prestadores de serviços e outros, de 70 países.