Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-18 às 19h28

Agência Espacial Portuguesa quer «projetar Portugal no futuro»

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na cerimónia de escritura de constituição da Agência Espacial Portuguesa, Ponta Delgada, 18 março 2019
«A Agência Espacial Portuguesa será um promotor de novos negócios para que o espaço seja uma forma de criar mais emprego e valor económico, baseado nas novas tendências das tecnologias espaciais», afirmou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Na cerimónia da escritura de constituição da Agência Espacial Portuguesa («Portugal Space»), em Ponta Delgada, nos Açores, o Ministro referiu que este é um «projeto sólido para projetar Portugal no futuro» e destacou o objetivo de multiplicar por dez na próxima década os 40 milhões de euros anuais que o setor do espaço representa atualmente.

Manuel Heitor sublinhou que a Agência Espacial Portuguesa agrupa as várias instituições que têm promovido as tecnologias e as ciências do espaço em Portugal e diferencia-se pelo desenvolvimento de aplicações de observação da Terra.

Estas tecnologias espaciais serão aplicadas em setores não espaciais, como a agricultura de precisão, nas pescas, na segurança, quer marítima quer de território, na biodiversidade do território, e no desenvolvimento urbano.

«A Agência terá sobretudo um papel de dinamizar novos mercados para o espaço de acordo com a estratégia de 2030, definida sobretudo por tecnologias de observação da Terra», reiterou.

O objetivo para a década passa pela exploração de um setor que está a crescer muito com o empreendedorismo e onde Portugal poderá desempenhar um papel importante no contexto europeu passa pela criação de mil postos de novos trabalhos qualificados.

Constituição e objetivos

A criação da «Portugal Space» foi aprovada no Conselho de Ministros de 7 de março, resultando da parceria entre o Governo de Portugal e o Governo Regional dos Açores, com a colaboração da Agência Espacial Europeia.

Para além de desenvolver o programa Azores International Satellite launch Programme em parceria com a Agência Espacial Europeia, a «Portugal Space» ficará responsável pela Estratégia Portugal Espaço 2030 e pela gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço.

Sediada em Santa Maria, nos Açores, a «Portugal Space» terá instalações em Lisboa, procurando também desenvolver o setor espacial no País. Esta meta será perseguida através da criação de condições ao desenvolvimento da capacidade e competências nacionais no domínio da indústria espacial, nomeadamente das novas indústrias do Espaço, bem como investigação científica, inovação, educação e cultura científica neste setor de ponta.

O Governo aprovou também um Decreto-Lei sobre as atividades espaciais que foi publicado no Diário da república de 22 de janeiro.