Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-30 às 15h06

Aeroporto de Lisboa vai aumentar movimentos por hora em 2020

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, na visita ao centro de controlo da NAV, Lisboa, 30 julho 2018
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai aumentar o número de movimentos por hora em 2020, podendo atingir os 48 (mais dez do que a média atual).
 
Em Lisboa, na visita ao centro de controlo da NAV, Pedro Marques referiu que o novo sistema de tráfego vai permitir uma gestão mais eficiente e «aumentar a capacidade de movimentos no aeroporto Humberto Delgado bem para lá dos 40 movimentos por hora».
 
O Ministro destacou que o novo sistema será essencial quando o aeroporto do Montijo estiver operacional e, de acordo com as simulações feitas, poderá haver até 72 movimentos por hora.
 
O novo sistema de navegação é uma das medidas que estão a ser implementadas para permitir mais voos numa das pistas do aeroporto de Lisboa até ao final deste trimestre, contribuindo para a gestão de um «aeroporto saturado, muito congestionado, porque atingiu praticamente o limite da sua capacidade».
 
Entre as outras medidas, estão ainda previstos o «reforço de meios do handling, num investimento que foi da ordem dos seis milhões de euros este ano, e novos equipamentos de controlo de segurança, disponibilização de informação do tempo de espera no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em painéis bastante visíveis».