Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-18 às 15h45

Acordo de pescas com Espanha reforça «bom entendimento de décadas»

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e Ministro das Pescas, Agricultura e Alimentação de Espanha, Luis Planas, na assinatura do acordo bilateral de pescas, Luxemburgo, 18 junho 2018
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que o acordo bilateral de pescas assinado com Espanha no Luxemburgo vai reforçar «o bom entendimento de décadas» entre os dois países.
 
Numa declaração conjunta com o homólogo espanhol, Luis Planas, no Luxemburgo, Ana Paula Vitorino realçou que este acordo «salvaguarda o tratamento igual entre os pescadores e operadores de pesca portugueses e espanhóis nas águas de Espanha e de Portugal».
 
A Ministra acrescentou que, em matéria de pescas, as conquistas de um país também são as conquistas do outro e que as espécies mais importantes para Espanha e Portugal são as mesmas, tal como as regras se aplicam. «Portanto, tudo aquilo que for conseguido de bom por um ou por outro será bom para os dois», disse.
 
O Ministro das Pescas, Agricultura e Alimentação de Espanha destacou a aproximação entre os dois governos e salientou os «pontos de vista muito semelhantes em toda a reforma da política pesqueira comum».
 
O texto do acordo bilateral de pescas assinado foi acordado em dezembro de 2017, dando continuidade aos acordos bilaterais das pescas sucessivamente celebrados desde a adesão de Portugal e Espanha à Comunidade Económica Europeia, em 1986.
 
Áreas:
Mar