Saltar para conteúdo

Notícias

2019-05-13 às 18h17

Acesso ao sistema de educação é fundamental para garantir desenvolvimento sustentável

O Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, afirmou que «a formação, a educação, a aprendizagem ao longo da vida e a qualificação das pessoas são elementos decisivos para cada uma das dimensões dos objetivos de desenvolvimento sustentável».

Em Lisboa, no primeiro dia da Cimeira Mundial da Família, o Secretário de Estado realçou a importância «fundamental» de assegurar que todas as pessoas têm acesso a um sistema de educação.

«Disto dependerá em larga medida a sustentabilidade e coesão das nossas sociedades», acrescentou, reiterando que é dessa forma que se constroem sociedades inclusivas e com renovação de competências.

Miguel Cabrita referiu que a aprendizagem ao longo da vida é um mecanismo de combate às desigualdades sociais e de inclusão e de promoção da dignidade em todas as esferas da sociedade.

«São precisamente as pessoas que têm menos qualificações enquanto jovens que depois menos têm acesso, ao longo da vida, à formação e à qualificação», disse, sublinhando que este fenómeno tem influência posterior «muito importante» nos níveis salariais, nas oportunidades de emprego e no bem-estar das famílias.

«Precisamos de tirar melhor partido, ao longo da vida, do potencial das pessoas e porventura a única forma de o conseguir é através da formação ao longo da vida, sob pena de agravarmos seriamente os níveis existentes de desigualdade e de exclusão», reiterou.