Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-07 às 12h44

Abertura da economia é a chave para o crescimento inclusivo

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na Web Summit, Lisboa, 7 novembro 2017

«Acreditamos num País aberto ao investimento, aos empreendedores e às empresas» porque «a abertura é a chave para o crescimento e para uma sociedade cosmopolita», afirmou o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na Web Summit, o maior evento mundial de tecnologia, que tem lugar em Lisboa, entre os dias 6 e 9 de novembro.

Num palco dedicado ao desenvolvimento de negócios, o Ministro sublinhou a necessidade do crescimento ser inclusivo, abrangendo todos os países ou comunidades que possam representar uma oportunidade para o desenvolvimento de Portugal.

«Temos de olhar para o crescimento de forma global e de incluir todos, desde logo, os países em desenvolvimento e os países africanos», referiu Manuel Caldeira Cabral.

Sustentabilidade é fundamental

O Ministro disse ainda que «a sustentabilidade faz parte do crescimento», pelo que «o crescimento que não é sustentável é falso», para além de que acarreta muitos custos, desde logo, nas áreas da poluição e das alterações climáticas.

«Estamos a sair de uma crise», lembrou Manuel Caldeira Cabral, acrescentando que é preciso um crescimento equilibrado, não apenas a nível ambiental, mas também financeiro.

O Ministro referiu o Startup Visa um visto emitido pelo Governo dirigido a empreendedores que queiram abrir uma empresa inovadora. Com efeitos a partir de janeiro de 2018, o objetivo desta medida é facilitar o visto de residência em Portugal de forma rápida.

«Se tiverem um bom projeto e for validado, são muito bem-vindos a Portugal e têm residência», concluiu Manuel Caldeira Cabral, dirigindo-se à assistência.