Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-12 às 19h42

«A lógica da diplomacia prevaleceu sobre a lógica da confrontação»

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na Assembleia da República, 12 junho 2018 (Foto: João Relvas/Lusa)
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, saudou a realização da cimeira entre os Presidentes dos Estados Unidos da América, Donald Trump, da Coreia do Norte, Kim Jong-un, numa declaração no final de uma audição na Assembleia da República. 

«Portugal pensa que é um facto positivo que a cimeira se tenha realizado», pois «isso significa que a lógica da diplomacia prevaleceu sobre a lógica da confrontação», disse o Ministro.

Santos Silva acrescentou que «é positivo que os dois líderes se tenham comprometido com dois elementos muito importantes»: a desnuclearização da península da Coreia, «condição essencial para a paz e a segurança duradoura dessa península», e as «garantias de segurança e de apoio ao desenvolvimento económico da Coreia do Norte». 

Aliás, «como muito bem o Secretário-Geral da Nações Unidas [António Guterres] disse, o desenvolvimento é outra dimensão da paz e da segurança», acrescentou.

O Ministro destacou o importante contributo dado por responsáveis políticos da região, sublinhando «o papel extraordinário do Presidente da Coreia do Sul e da diplomacia da Coreia do Sul, mas também a atitude que contribuiu para este desenlace da China, do Japão e da Rússia». 

«Esperemos que este ponto de partida tenha agora desenvolvimentos que estejam à altura da novidade positiva que ele representou», afirmou. 

Santos Silva referiu que Portugal «tem sido sempre um espetador atento e interessado, porque as questões que se colocavam e ainda colocam na península da Coreia encontram-se entre os maiores desafios que o mundo tem enfrentado do ponto de vista da segurança».