Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-23 às 14h57

«A Educação é a mãe de todas as políticas»

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na conferência internacional «Educação/2017 Inovação: Na escola e pela escola», Fundação Gulbenkian, Lisboa, 23 outubro 2017

«A Educação é a mãe de todas as políticas», afirmou o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acrescentando que é preciso criar uma «escola-alfaiate», à medida de todos os alunos, mas adaptada às especificidades de cada um.

Estas declarações foram feitas na conferência internacional «Educação/2017 Inovação: Na escola e pela escola», na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

«Chegou o momento de encontrarmos a resposta que melhor nos convenha para, de uma forma longa no tempo, assegurarmos a escola-alfaiate, que o mundo contemporâneo já há algum tempo nos vem exigido», ou seja, «uma escola à medida de todos, de cada um, da nossa rua, como do nosso mundo», disse o Ministro.

Tiago Brandão Rodrigues lembrou algumas das iniciativas do Governo no setor da Educação, como a de criar a voz dos alunos, em que os estudantes dizem como melhor aprendem, ou o Orçamento Participativo das Escolas, em que os alunos têm uma palavra relativamente ao investimento feito nas suas escolas.

Importância das competências digitais

«Temos que recuperar o atraso provocado pelo fim do Plano Tecnológico da Educação», disse ainda o Ministro, acrescentando que esta foi «uma decisão errada, que criou um défice oculto nas competências de muitos alunos».

Tiago Brandão Rodrigues referiu que o Governo está a «desenvolver uma estratégia articulada, centrada na qualidade das aprendizagens dos alunos, e coerente com a Iniciativa Nacional Competências Digitais INCoDe.2030».

«Esta estratégia passa pela promoção de ambientes educativos inovadores, que estimulem a aquisição de competências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pelo incentivo à utilização de recursos educativos digitais e pela formação de professores», concluiu o Ministro.