«A cooperação entre Portugal e Cabo Verde na área da Justiça tem-se desenvolvido com muita intensidade», afirmou a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na cidade da Praia, em Cabo Verde, onde se encontra em visita oficial até dia 27.
A Ministra acrescentou que os dois países têm «uma relação de grande proximidade, quer no domínio da investigação criminal, portanto apoio entre a Polícia Judiciária de Cabo Verde e portuguesa, quer no domínio da medicina legal, agora com o trabalho no sentido da criação aqui do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses».
O anúncio de que Portugal vai apoiar Cabo Verde na instalação de instituto de medicina legal foi feito por Francisca Van Dunem após a reunião que manteve com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
No dia 26, a Ministra terá um encontro de trabalho com a sua homóloga cabo-verdiana, Janine Tatiana Santos Lélis, para balanço da cooperação bilateral, durante a qual assinará um memorando de entendimento na área da Medicinal Legal e Ciências Forenses.
«Este documento tem a ver com questões associadas a assessoria, consultadoria técnica e com a instalação da própria estrutura de medicina legal, que é algo muito complexo», concluiu.
Cabo Verde tem em curso, desde 2017, a instalação o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que visa tornar mais rápido e eficiente o sistema de justiça, sobretudo na obtenção de provas criminais.
Da agenda de Francisca Van Dunem fazem ainda parte a visita a um projeto-piloto de Informatização do Registo Criminal e às instalações da Direção Nacional da Polícia Judiciária de Cabo Verde, durante a qual vai entregar uma viatura àquela força policial.