Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-16 às 17h22

70% dos 31 mil terrenos sinalizados por incumprimento estão limpos

«A GNR identificou 31500 situações que precisavam de uma resposta mais adequada. Está a fazer o levantamento uma a uma», tendo identificado níveis de cumprimento acima dos 70%, disse o Ministro, acrescentando que «é esse esforço que todos vamos continuar a fazer para um verão mais seguro».

No final da inauguração do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Vialonga, Eduardo Cabrita referiu que nunca houve tanto investimento como agora em limpeza.

«Há hoje uma resposta, quer na faixa primária, quer na faixa secundária, e sobretudo um esforço de limpeza que, no ano passado, parecia uma novidade, e provocou, aliás, algum debate público», disse ainda.

o Ministro referiu também que tem tido reuniões com os autarcas e que os mesmos estão consciencializados para dar respostas na prevenção e em articulação com as estruturas locais de Proteção Civil: «É uma prioridade absoluta. É por isso que nunca se limpou tanto e percebe-se que esta é hoje uma resposta», disse. 

Eduardo Cabrita referiu-se ainda à inauguração do novo quartel de bombeiros de Vialonga como um exemplo do investimento que está a ser feito no País, ao nível da proteção civil e que representa mais de milhão de euros de investimento.

O prazo para limpar o mato e podar árvores junto a casas isoladas, aldeias e estradas terminou em 15 de março. Perante o incumprimento dos proprietários deste prazo, as câmaras municipais tinham de garantir, até 31 de maio, a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível.