O Questionário do Plano Nacional para a Juventude resultou na recolha de cerca de 4000 propostas, que congregam múltiplas perspetivas sobre e para a Juventude em Portugal.
A partir destes contributos, o Governo poderá adequar cada vez mais a sua estratégia para a Juventude, criando ou melhorando serviços, programas, projetos e iniciativas.
O Plano Nacional para a Juventude, iniciativa promovida pelo Governo e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, constituirá um instrumento político de coordenação intersetorial das políticas de juventude para os próximos anos, em Portugal.
A auscultação através do questionário é complementada pela realização de entrevistas de grupo, como por exemplo a reunião do Conselho Consultivo de Juventude e do Fórum – Plano Nacional para a Juventude, que decorreu este fim-de-semana, no Centro de Juventude de Lisboa, e contou com a participação de jovens de todo o território nacional. Nesta sessão marcou presença o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que apresentou as principais motivações para a premência deste instrumento de coordenação política.
No final do ano, serão apresentados os resultados desta auscultação, identificando as áreas estratégicas em que o País deverá investir, particularmente nos próximos três anos.
O desenvolvimento dos planos de ação setoriais ocupará o primeiro semestre de 2018, culminando com a aprovação do I Plano Nacional para a Juventude.