Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-22 às 15h44

Alargamento do rastreio da saúde visual infantil visa «garantir equidade às crianças portuguesas»

O Governo vai alargar o rastreio da saúde visual infantil, do Grande Porto a outras zonas do País, para «garantir uma equidade a todas as crianças portuguesas» já em 2018, disse o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

Estas declarações foram feitas na Maia, na apresentação dos resultados do rastreio-piloto da saúde visual infantil para a área dos agrupamentos de saúde de Gondomar, Maia/Valongo, Porto Oriental e Porto Ocidental.

«Falamos aqui hoje das 5249 crianças com dois anos, em 2016, que foram convocadas. Destas, 2865 fizeram o rastreio e 493 foram orientadas para oftalmologia, sendo prescritos óculos a 110», disse o Secretário de Estado.

As conclusões deste rastreio-piloto demonstraram que 18% das crianças foram encaminhadas para consulta hospitalar, e – destas - 26% tiveram prescrição de óculos, permitindo corrigir a tempo uma patologia que se ia instalando, e que - se não tratada - poderia ter sequelas irreversíveis.

Além dos centros de saúde, participaram neste projeto-piloto o Centro Hospitalar de São João e o Centro Hospitalar do Porto.

Mais 15 mil crianças abrangidas

«Embora se tenha tratado apenas de um projeto-piloto, correspondeu a 20% das crianças da região Norte do País, estamos agora a alargar agrupamentos e hospitais da região», referiu ainda Fernando Araújo.

Neste âmbito, o Governo assinou um conjunto de protocolos para o alargamento regional deste programa de rastreio a mais oito agrupamentos de saúde, contando com a participação de quatro novos hospitais.

Assim, serão abrangidas cerca de 15 mil novas crianças, o que equivale a cerca de metade do total de bebés que completam dois anos em 2017.

Os agrupamentos de saúde que, a partir de setembro, fazem parte do programa são: Barcelos/Esposende, Vale do Sousa Norte, Vale do Sousa Sul, Baixo Tâmega, Feira/Arouca, Aveiro Norte, Póvoa de Varzim/Vila do Conde e Matosinhos. Estão também incluídos o Hospital de Barcelos, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga e Hospital Pedro Hispano/Matosinhos.

Tags: saúde, crianças
Áreas:
Saúde