Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-22 às 16h15

Ministra do Mar anuncia projeto que visa repovoamento da sardinha na costa portuguesa

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que está a ser desenvolvido um projeto para o repovoamento da sardinha na costa portuguesa.

Estas declarações foram feitas à margem de uma sessão de esclarecimento sobre mecanismos financeiros europeus destinados à economia azul – Mar 2020, Fundo Azul e EEA Grants -, em Leça da Palmeira.

A Ministra referiu que extinção da sardinha ao largo da costa portuguesa é motivado por fatores externos, não se devendo à pesca excessiva: «As alterações climáticas provocam fluxos migratórios de certas espécies para outros mares, que assim alimentam outros predadores marítimos».

«Além das negociações e dos planos de gestão, existem também programas» para aprofundar o repovoamento de algumas espécies, de que é exemplo esta parceria entre o Governo e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), acrescentou ainda.

Objetivo e desenvolvimento da iniciativa

Ana Paula Vitorino ressalvou que, embora não haja ainda respostas, pois trata-se de um projeto iniciático, o objetivo é «analisar até que ponto se pode potenciar o repovoamento da sardinha através da produção em cativeiro, e depois colocando esta espécie em determinados locais» do mar.

«Desta forma, fazemos com que a sobrevivência de cada espécie aumente, para que possa haver maior capacidade de pesca e se possa resolver o problema» da manutenção de algumas espécies em vias de extinção, acrescentou a Ministra, referindo: «Não resolve totalmente o problema, mas é um esforço adicional que temos obrigação de fazer para tentar encontrar soluções».

Ana Paula Vitorino disse que «o projeto está a decorrer nas instalações do IPMA, no Algarve, onde já há reprodução de outras espécies, sendo agora o desafio consegui-lo com a sardinha».

Dos apoios financeiros apresentados para a economia azul, a Ministra destacou o destinado aos jovens pescadores, «algo que está previsto no Mar 2020, não só para o início da atividade, mas também para a sua manutenção, apoiando a formação, a eficiência energética e os equipamentos a bordo».