Notícias
O Primeiro-Ministro, António Costa, sublinhou a importância de desenvolver a economia azul, centrada nos oceanos, acrescentando que Portugal está já a trabalhar com vários parceiros nesta meta, através do centro de investigação internacional dos Açores (AIR Center).
Estas declarações foram feitas na conferência «Oceanos: oportunidades de riqueza», promovida pela Noruega, que se realizou no âmbito da sessão anual da 72.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Lembrando a tradição marítima histórica de Portugal e os 500 anos da circum-navegação de Fernão Magalhães, o Primeiro-Ministro realçou a importância do AIR Center, «uma organização científica internacional nas ilhas dos Açores».
O AIR Center «tem como objetivo desenvolver uma nova plataforma de pesquisa interdisciplinar, explorando as sinergias entre espaço, clima, energia, ciências do oceano e do conhecimento», disse António Costa, referindo também que Portugal organizou recentemente uma conferência internacional sobre oceanos (Oceans Meeting 2017), nos dias 7 e 8 de setembro, em Lisboa.
«Nesta, como em muitas outras áreas, só com uma atuação coletiva será possível fazer-se a diferença para as nossas populações, para o planeta e para a nossa prosperidade. Portugal será um parceiro credível e empenhado nesse esforço», concluiu.
Modal galeria