Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-09-20 às 13h55

Aprovado financiamento do molhe de Angeiras

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, aprovou a candidatura da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos ao programa Mar 2020 para a construção do molhe do Portinho de Angeiras, em Matosinhos. 

O objetivo desta intervenção é criar  melhores condições de abrigo e segurança para as embarcações de pesca, dada a agitação marítima da zona.

A  construção do molhe tem um custo estimado de 4,766 milhões de euros, em que 3,575 milhões de euros serão comparticipados pelo programa Mar 2020.

Segurança na pesca

Este investimento enquadra-se no  projeto de reabilitação das condições de segurança no exercício da pesca e descarga de pescado da comunidade piscatória de Angeiras.

Incluídas neste projeto estão mais duas intervenções da Docapesca, já em conclusão: a  primeira relativa à modernização do edifício existente  para  o posto de controlo e transferência de pescado. A segunda obra respeitante à  melhoria do canal de acesso ao Portinho, com quebramento dos picos rochosos e dragagem de fundos.

Ao todo, as duas intervenções estão orçamentadas em 424 mil euros, cuja comparticipação do programa Mar2020 é de 318 mil euros.

A documentação referente ao concurso da obra está concluída, aguardando que se conclua a avaliação do impacto ambiental pela Agência Portuguesa do Ambiente, prevista para outubro.